Saiba mais sobre os alimentos à base de soja e seus benefícios para a saúde

Saiba mais sobre os alimentos à base de soja e seus benefícios para a saúde. Manter a saúde em dia é fundamental e para isso sabemos da importância de incluir alimentos saudáveis no cardápio e também praticar exercícios regularmente. Sem essa combinação é muito difícil manter a saúde em dia.

Saiba mais sobre os alimentos à base de soja e seus benefícios para a saúde

Para ajudar na dieta os alimentos a base de soja tem se mostrado uma fonte bastante versátil, além disso, ela está entre os melhores alimentos a serem consumidos pelas pessoas.

A versatilidade da soja fica em evidência quando encontramos alimentos variados que podem ser cozidos e assados de formas diferentes.

Mas o que é a soja?

A soja é na realidade um grão originário da China, que há mais de 5 mil anos é utilizada pelas civilizações como fonte de nutrientes e alimento. Ao longo dos anos ela se disseminou por outros países e continuou fazendo sucesso, principalmente entre os vegetarianos.

Os benefícios que a soja proporciona ao organismo são devido a suas propriedades funcionais, por isso é indicado seu consumo para pessoas que desejam se alimentar de maneira mais saudável e para aquelas que são vegetarianas, ou seja, que não comem nenhum tipo de carne.

Confira abaixo uma lista com alguns dos alimentos ricos em soja mais comuns que podem encontrados nos mercados e lojas especializadas em produtos naturais:

Tofu

O tofu é o alimento a base de soja mais conhecido pela maioria das pessoas, ele é um tipo de coalhada, muito semelhante ao queijo branco fresco, possui textura firme e solida, podendo ser cortado em cubos, usado em sopas, grelhado ou frito. É fabricado através de processos de refrigeração da soja, onde ela se torna um produto suave e rico em proteínas de alta qualidade. Além disso, possui vitamina B e baixo teor de sódio.

Esse alimento é muito usado em substituição ao queijo ou do creme de leite nas receitas.

Leite de Soja

O leite de soja também é uma variante do alimento já bastante conhecida pelas pessoas. É um tipo de leite fortificado e pode ser um ótimo substituto do leite de vaca, porém mais magro, com mais proteínas e vitaminas do complexo B.

Também pode ser usado em diversas receitas culinárias em substituição ao leite comum de vaca.

Lecitina de soja

É extraída a partir do óleo da soja e muito usada na fabricação de alimentos como emulsionante natural em produtos ricos em óleos e gorduras. A sua versão em pó ou em capsulas é a mais vendida nas lojas de produtos naturais devido a sua facilidade de consumo.

Farinha de Soja

É feita a partir dos grãos torrados e moídos, pode ser encontrada em três versões: a natural ou com a gordura total, que contém os óleos naturais; a desengordurada, que tem os óleos removidos durante o processamento; e a lecitinada, que teve lecitina adicionada em sua fabricação.

Todas são extremamente ricas em proteínas e podem ser usadas em diversas receitas e em substituição a farinha de trigo comum.

Iogurte de Soja

É fabricado a partir do leite de soja, possui textura muito parecida com os iogurtes normais de tão cremoso. Seu consumo é feito puro ou em receitas culinárias.

Proteínas de soja texturizada

Também está entre os mais consumidos pelas pessoas, é um alimento que substitui a carne vermelha ou branca. São vendidos na forma seca, enlatada ou congelada, o preparo também é igual ao das carnes. Possui alto valor nutricional, pouca gordura, muito ferro e vitaminas.

Para conferir essas e outras opções de derivados de soja, procure uma loja especializada em alimentos naturais.