Caminhada na esteira – confira dicas para melhorar sua performance

Caminhada na esteira – confira dicas para melhorar sua performance. Nem todo mundo gosta de ir à academia, mas sabem da importância das atividades físicas na rotina e optam por buscar opções mais leves e descontraídas como as aulas de dança ou a caminhada ao ar livre por exemplo.

Se exercitar é algo realmente importante, contribui para a saúde e bem estar, mas a rotina e a correria do dia a dia muitas vezes acabam influenciando na vida das pessoas e os exercícios acabam ficando de lado.

Caminhada na esteira – confira dicas para melhorar sua performance

A caminhada na esteira é uma ótima opção para quem deseja se exercitar de maneira mais tranquila e pratica ou para aqueles que realmente não gostam de musculação nem esportes. Essa modalidade se torna ideal, pois pode ser feita dentro da academia ou até confortavelmente em casa mesmo, basta adquirir uma boa esteira elétrica.

A caminhada é um exercício completo, indicada por cardiologistas para ajudar na saúde do coração, no controle da pressão arterial, diminuindo ansiedade, estresse, no controle da diabetes, melhora a circulação sanguínea, fortalece os músculos e previne a obesidade.

Apesar de parecer ser uma atividade bastante simples, é preciso atenção ao se exercitar, pois para alcançar os objetivos é preciso regularidade nos exercícios e principalmente ter alguns cuidados.

Para garantir melhores resultados confira abaixo algumas dicas importantes para melhorar a sua performance:

– antes de iniciar a caminha ou qualquer outra atividade física é fundamental procurar um médico para uma avaliação física, em seguida os exercícios estão liberados.

– use sempre roupas leves e confortáveis para se exercitar e no caso da caminhada o cuidado com a escolha do tênis é fundamental para a performance. É possível encontrar em lojas especializadas em artigos esportivos tênis adequados para caminhada e corrida, em geral esses modelos possuem um sistema de amortecimento apropriado para a atividade absorvendo o impacto com o solo e livrando joelhos e articulações de problemas futuros.

Cada pessoa possui um tipo de pisada (pronada, neutra ou supinada), para saber é preciso fazer uma avaliação e em seguida adquirir o melhor modelo de tênis para a sua pisada.

– use sempre o sistema de segurança da esteira, muitas pessoas acham desnecessário ou incomodo utiliza-lo, mas ele é muito importante.

Esse sistema em geral funciona através de um fio que fica preso junto a roupa e ao se desconectar da esteira ele é acionado e a esteira para na hora. Evite amarrar cadarço ou tirar camisetas e blusas enquanto caminha na esteira. O risco de acidentes é maior quando tentamos fazer qualquer movimento que não seja caminhar na esteira.

– tenha atenção no modo como você pisa na esteira, coloque sempre primeiro o calcanhar no chão, em seguida a planta do pé e depois os dedos. Esse movimento feito errado pode prejudicar muito seu desempenho e provocar problemas nos pés e articulações.

– ao caminhar mantenha as costas e o abdome sempre firmes e contraídos, os ombros devem estar em linha reta, o corpo não deve girar na cintura.

– faça sempre uma série de alongamento antes e depois da caminhada na esteira.

– não se esqueça de hidratar o corpo, beba bastante agua principalmente durante os dias quentes.

Para que a evolução e os resultados apareçam é preciso aumentar o ritmo (velocidade) da caminhada gradativamente. Uma boa dica é incluir subidas e descidas na caminhada e também alternar com um pouco de corrida, isso ajuda a melhorar a performance.