O que a circunferência abdominal pode significar

O que a circunferência abdominal pode significar. A maioria dos brasileiros está acima do peso, os hábitos alimentares saudáveis deixaram de ser prioridade, com isso o resultado tem sido preocupante.

A rotina de vida das pessoas inclui uma serie de tarefas e prazos curtos para a realização deles, estresse, transito e preocupações são comuns e muitas vezes acabam ganhando espaço demais no dia a dia.

Além do aumento de peso outros problemas podem surgir devido a má alimentação um dos sinais preocupantes é a circunferência abdominal. A barriga proeminente de homens e mulheres pode significar muito mais do que peso excessivo é preciso atenção.

Medidas da circunferência abdominal

Para saber a sua medida da circunferência abdominal basta pegar uma fita métrica e posicionar no local.

Quais as medidas máximas da região abdominal que são consideradas estágio de alerta?

  • Mulheres: medidas acima de 88 cm
  • Homens: medidas acima de 103 cm

O grau de obesidade é calculado a partir do Índice de Massa Corpórea dividido pelo peso e altura elevada ao quadrado, ou seja, IMC = Peso/ altura x altura.

  • IMC calculado e com resultado abaixo de 18,5 kg/m2 é indicador de desnutrição, ou seja, a pessoa está muito abaixo do seu peso.
  • IMC entre 18,5 e 24,9 é a faixa ideal para uma pessoa ser considerada com um peso saudável.
  • IMC entre 25 e 29,9 indica que a pessoa está com peso excessivo, é preciso tomar medidas de precaução.
  • IMC acima de 30 indica que a pessoa está obesa, é preciso procurar um médico com rapidez.

Vale ressaltar que os índices também podem ser influenciados por outros hábitos do individuo como: doenças pré-existentes, fumantes, histórico familiar, etc.

Sobre a Circunferência abdominal

Após identificar a circunferência abdominal é preciso tomar medidas para controlar e se livrar de possíveis doenças futuramente.

O acumulo de gordura abdominal é um problema grave que vai muito além da questão estética, é uma relação direta com o acumulo de tecido adiposo no interior da cavidade abdominal.

Já as outras regiões do corpo que também sofrem com o acumulo de gordura como os glúteos e coxas possuem um efeito metabólico menos preocupante do que o está concentrado na região abdominal.

É importante destacar que a circunferência abdominal é uma característica associada ao aumento da mortalidade de um modo geral.

Diversos estudos já foram realizados sobre as influencias gerais da circunferência abdominal relacionada a mortalidade da população e ficou comprovado que pessoas com IMC acima do ideal tiveram mortalidade superior aquelas que possuem IMC normal e abaixo do indicado.

Para cada 5 cm a mais na circunferência abdominal foi identificado um aumento de 7% na mortalidade entre homens e de 9% entre mulheres.

A associação entre a circunferência abdominal e a mortalidade foi mais acentuada entre pessoas com 20 e 59 anos de idade. Além disso, foram associadas também doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, entre outras.

Hábitos saudáveis e a circunferência abdominal

Está comprovado que os hábitos alimentares saudáveis são fundamentais para a qualidade de vida e principalmente da nossa saúde. Portanto, pessoas que tem esses hábitos em longo prazo incluídos em sua rotina possuem chances muito menores de desenvolver problemas de saúde e baixo índice de mortalidade.

A atividade física também é considerada outro fator importantíssimo para a diminuição da circunferência abdominal e dos problemas de saúde.

Uma pessoa que se alimenta corretamente e pratica exercícios com certeza terá uma vida mais saudável como um todo.

Antes de iniciar qualquer tipo de tratamento ou iniciar uma dieta, o recomendado é procurar um profissional da área para que ele avalie corretamente o seu caso. Cada organismo responde de maneira diferente, sendo assim, os tratamentos e cuidados também podem variar.

Faça uma auto avaliação sobre seus hábitos alimentares e de vida, meça sua circunferência abdominal e verifique se estão em acordo. Esse é o primeiro passo para uma vida melhor e mais saudável.