Conheça 6 opções de corantes totalmente saudáveis

Conheça 6 opções de corantes totalmente saudáveis. Não há dúvidas de que um prato bem preparado é de encher o estomago e os olhos não é mesmo? E independente dos alimentos que foram usados e do preparo os temperos merecem destaque em qualquer cozinha do mundo.

Os corantes são os responsáveis pelas tonalidades e sabores de diversos pratos. Os corantes artificiais são os mais utilizados na culinária, mas os naturais são os mais indicados por serem saudáveis igualmente eficazes no preparo dos alimentos.

Os corantes naturais em geral são extraídos de folhas, raízes, frutas e flores e são responsáveis por garantir vantagens a sua saúde alimentar. Podem ser encontrados nas cores verde, amarelo, vermelho, laranja e roxo e muitos deles podem proporcionar além de cor uma série de benefícios a saúde.

Conheça 6 opções de corantes totalmente saudáveis

Confira abaixo os 6 corantes naturais que podem ser usados na culinária:

Páprica: é um corante bastante popular, principalmente em países como a Índia, ele é derivado da moagem do pimentão seco ou da pimenta. Sua cor varia entre laranja vivo ao vermelho intenso. Em geral possui um toque picante em seu sabor, mas depende muito do tipo de pimenta que foi usada na moagem.

A páprica é rica em vitamina C, que atua como anti inflamatório natural, ajuda no controle da pressão arterial melhorando até mesmo a condição cardiovascular.

Urucum: extraído de uma semente de uma arvore nativa da América do Sul, cujo fruto é avermelhado, esse corante é rico em carotenoides, que ajudam a proteger a visão. Possui também cálcio, que ajuda a evitar doenças como osteoporose.

Clorofila: é o corante verde mais popular e fácil de ser encontrado, pois está em todas as plantas capazes de realizar fotossíntese, mais comum em verduras de folhas verdes e legumes. É ótimo para temperar saladas, seus benefícios ajudam na circulação sanguínea e suas fibras melhoram o funcionamento do intestino.

Açafrão ou cúrcuma: é um corante natural de cor amarelo-alaranjado com sabor marcante e levemente picante. É um anti-inflamatório natural e possui antioxidantes também. Além disso, se mostra um corante muito versátil, pode ser usado em legumes, carnes, frango e no arroz.

Antocianinas: esse corante de cor azul avermelhada é extraído de frutas vermelhas, das uvas, cebola roxa e repolho roxo. Possui ação anti inflamatória, melhora a visão e a circulação. É mais usado em pratos doces, como sobremesas ou em bolos.

Licopeno: esse corante natural é o responsável pela cor avermelhada de frutas como goiaba, melancia e do tomate. É antioxidante, combate aos radicais livres e melhora a saúde da pele. Pode ser usado no preparo de diversos tipos de molhos e em sucos naturais.