Estresse ajuda a ganhar a peso?

Estresse ajuda a ganhar a peso?

A vida comumente agitada, as pessoas cada vez mais sem tempo para realizar suas tarefas, correria e até mesmo o transito, são fatores comuns na vida das pessoas que moram nas cidades grandes.

E esses fatores podem influenciar muito no surgimento de problemas de saúde, inclusive no ganho de peso.

Estresse ajuda a ganhar a peso?

Poucas pessoas sabem, mas o estresse e a ansiedade podem ajudar a engordar. É comum que pessoas em situação de estresse ou ansiedade elevados procurem os chamados “alimentos de conforto” que na maioria das vezes são ricos em açucares e gorduras para afogar ou mascarar sentimentos diversos, isso é conhecido como fome emocional.

Mas o que acontece com o organismo?

Naturalmente o estresse faz a pessoa comer mais, e por mais que ela seja saudável, cuide da alimentação e pratique exercícios, o estresse atua no organismo fazendo com a pessoa engorde.

Isso acontece porque o corpo automaticamente responde a qualquer forma de estresse da mesma maneira. Após um dia estressante ou momento de tensão o cérebro age como se algum perigo estivesse rondando você e instrui as células a liberar hormônios como a adrenalina, mas ao mesmo tempo o cortisol hormônio do estresse indica ao organismo que é preciso repor energia em estado de alerta, isso faz com q sensação de fome apareça.

E novamente o cérebro indica ao organismo a necessidade de ingerir alimentos calóricos, ricos em açucares e gorduras que vão ajudar a aliviar a tensão.

Ou seja, estresse é um ciclo perigoso que faz seu corpo pedir por comidas que não deveriam ser ingeridas naquele momento e com isso o ganho de peso é fatal.

Como diminuir o estresse e evitar o ganho de peso?

Infelizmente escolher não se estressar não é uma opção fácil de escolher, tudo o que ocorre a nossa volta interfere diretamente em nossa vida em maior ou menor grau. Por isso, entrar num processo de ansiedade não é algo que pode ser controlado, mas existem medidas para diminuir o impacto do estresse diário na vida das pessoas.

Lembre-se que o estresse diário a longo prazo impacta diretamente na saúde de um modo geral, portanto, é preciso manter os níveis de cortisol controlados, para que o organismo não acumule energia desnecessariamente. Para isso, procure praticar alguma atividade física regularmente. Ir a academia pode ser chato e cansativo, mas não é motivo para não praticar exercícios, procure uma opção que seja prazerosa, dançar, natação, caminhar, correr, pular corda, jogar tênis, etc.

É fundamental que a pratica seja prazerosa de alguma forma, senão ela também se torna um gatilho para mais estresse.

Evite as dietas restritivas, mesmo se já tiver ganhado peso extra procure um nutricionista para uma avalição e indicação de dieta adequada. As restritivas deixam o organismo em alerta e aumentam os hormônios responsáveis pela ativação do estresse.

A dieta deve ser equilibrada, lembre-se que passar fome não emagrece é preciso educar sua forma de se alimentar.

Diminua o consumo de cafeína, ela está presente no café, refrigerantes e outros alimentos, fique atento e vá eliminando aos poucos os alimentos ricos de cafeína do seu cardápio.

O estresse pode engordar sim, mas há maneiras saudáveis de perder peso e principalmente recuperar a saúde do seu organismo.

Estresse ajuda a ganhar a peso?