Conheça um pouco mais sobre o glúten e a lactose

Conheça um pouco mais sobre o glúten e a lactose. É cada vez mais comum o número de pessoas que está evitando os alimentos que contenham glúten ou lactose. Muitas estão apenas preocupadas com a estética corporal, outras possuem algum tipo de intolerância e há também aquelas que cortam esses alimentos para ajudar na perda de peso.

Conheça um pouco mais sobre o glúten e a lactose

Podemos dizer que o glúten e a lactose são os novos vilões da saúde. Eles que juntos já foram importantes na alimentação, hoje estão protagonizando diversas polemicas sobre os hábitos alimentares.

Mas será que esses alimentos realmente fazem mal a saúde? Será que retira-los do cardápio pode ser uma boa alternativa?

Vamos entender primeiramente o que esses alimentos são.

Glúten: é uma proteína que está presente principalmente nos cereais (trigo, cevada, centeio) e em tudo que é fabricado com eles, como pães, biscoitos, macarrão, etc. É importante ler sempre com atenção os rótulos dos produtos, pois é onde está a indicação da presença dessa proteína.

Glúten pode engordar?

Como essa proteína está presente na maioria dos alimentos ricos em carboidratos e com alto índice glicêmico, a pessoa ao consumir com frequência esses alimentos poderá sim ganhar peso. Isso acontecerá pela ingestão excessiva de carboidrato e não por causa do glúten.

Sendo assim, aquelas pessoas que eliminam o glúten da sua dieta buscando emagrecer, mas continua ingerindo arroz, batata ou mandioca, por exemplo, não terá bons resultados.

É importante destacar que restringir o glúten ajuda no emagrecimento desde que seja também feita uma redução de calorias. Apenas pessoas portadoras de doenças celíacas é que devem cortar o glúten de vez da dieta. Existem também pessoas intolerantes ao glúten e quando fazem a ingestão desses alimentos surgem sintomas como cólicas, diarreia e gases.

Lactose: é um tipo de carboidrato formado por moléculas de glicose e galactose, está presente no leite e seus derivados, como iogurtes, queijos e bebidas lácteas.

Muitas pessoas tem optado pela retirada dos alimentos que contem lactose da alimentação na tentativa de ajudar a perder mais peso, porém, esse resultado não é comprovado cientificamente, ou seja, não existem evidencias da relação entre consumo de lactose e ganho de peso ou obesidade.

Sendo assim, apenas pessoas portadoras de intolerância a lactose e com alergia a proteína do leite devem cortar esses alimentos da alimentação.

A intolerância a lactose ocorre quando a digestão da lactase é comprometida pelo intestino que não produz a quantidade necessária para essa função.

Vale destacar que a maioria das pessoas pode passar a vida toda consumindo leite e seus derivados e não ter nenhum problema, outras podem desenvolver em qualquer época da vida a intolerância.

Antes de ir cortando todos os alimentos com glúten e lactose das refeições, é fundamental procurar um médico para o diagnóstico e estar orientado por um nutricionista sobre como dever ser as adaptações e substituições alimentares necessárias para que o seu organismo funcione adequadamente e com saúde.