Saiba por que incluir a gelatina no seu dia a dia

Saiba por que incluir a gelatina no seu dia a dia. Para muitas pessoas é um alimento dado a crianças ou ingrediente de receitas culinárias como doces e tortas.

Mas na realidade a gelatina é considerada o alimento número um para quem está fazendo dieta.

Saiba por que incluir a gelatina no seu dia a dia

Saborosa, a gelatina pode ser encontrada em diversos sabores e marcas, é saborosa e bastante refrescante, ideal para os dias quentes de verão.

Quem faz dieta não dispensa a gelatina, pelo contrário, por ser um alimento hipocalórico pode substituir os doces e guloseimas consumidos comumente no dia a dia. Além isso, é um alimento muito barato, fácil de encontrar ,  principalmente de preparar, qualquer pessoa pode faz em poucos minutos, até mesmo crianças e é isento de gorduras.

Composição da gelatina

A gelatina é composta praticamente de aminoácidos (proteínas) que auxiliam na síntese e também renovação do colágeno, que por sua vez, são indispensáveis ao nosso organismo. O nosso metabolismo não consegue sintetizar determinadas substancias sozinho, precisa de ajuda proveniente de alimentos presentes em nossa dieta.

O consumo regular da gelatina auxilia na redução e equilíbrio dos níveis de colesterol no sangue, controla também a glicemia e as triglicérides. Como também é rica em proteínas ela fortalece os ossos prevenindo a osteoporose. Ideal para praticantes de atividades físicas regulares e desportistas.

A principal matéria prima da gelatina é o famoso colágeno, que comumente é extraído da pele, ossos, tendões e cartilagens.

Quem está de dieta deve preferir a diet, que é isenta de carboidratos, em geral essa opção possui apenas 7 kcal obtidas das proteínas. Já a gelatina comum possui 380 kcal.

Benefícios

Como principal fonte de colágeno, o consumo da gelatina impede a deformação dos tecidos que compõem a estrutura dos ossos, pele, cartilagens e tendões. Por isso é muito importante como prevenção de problemas como artrite, artrose e osteoporose.

Além disso, pessoas que passaram por algum tipo de cirurgia podem inclui-la no dia a dia, pois ela é um excelente agente cicatrizante.

A gelatina ainda retarda o esvaziamento do estomago, deixando a pessoa com a sensação de saciedade por mais tempo e hidratada também, pois ela retarda o esvaziamento do estomago.

A elasticidade e firmeza da nossa pele dependem muito do colágeno, pois com o tempo o enfraquecimento gradativo dele que tem como principal função a sustentação e preenchimento da pele diminuem.

Como consumir no dia a dia

É importante frisar que apenas a ingestão diária de gelatina sem alterar os outros hábitos de vida e principalmente os alimentares podem não provocar os benefícios esperados.

Considera-se ideal ingerir pelo menos dois potes por dia, ou se preferir bater no liquidificador uma colher de sopa de gelatina em pó com um pote de iogurte integral ou desnatado, dessa forma a manutenção do colágeno no organismo fica garantido.

Pode ser incluída em receitas culinárias, principalmente nas sobremesas, no sorvete, torta, bolo, mousses, etc. Como é muito simples de fazer pode ser consumida normalmente como nas instruções da embalagem.

A variedade de sabores ajuda bastante, principalmente para quem está de dieta e a consome todos os dias, variar o sabor ajuda a não enjoar do alimento.

Em capsulas

Atualmente também é possível ingeri-la através de capsulas, com isso a dose diária é suprida também de maneira eficaz. As capsulas apresentam os mesmo benefícios da gelatina em pó, a única diferença é que as capsulas não possuem corantes.

Podem ser encontradas em farmácias especializadas, em geral é preciso ingerir pelo menos 10 gramas diariamente ou cerca de 20 capsulas. Já na versão em pó apenas uma colher sobremesa é suficiente.

As doses corretas para cada pessoa são definidas por um profissional, portanto antes de fazer uso das capsulas consulte um médico.