O risco da diabetes gestacional

O risco da diabetes gestacional. A gravidez é um momento único na vida de qualquer mulher. Com essa alegria e certo receio, aparecem muitos motivos para se preocupar.

O risco da diabetes gestacional

Como dizem gravidez não é doença, mais expira alguns cuidados. Um dos problemas que pode ocorrer durante a gestação é a diabetes gestacional.

Por isso é ideal que toda gestante faça seu pré-natal regulamente e tenha uma alimentação muito equilibrada. Conheça um pouco mais sobre a diabetes gestacional:

O que é diabetes gestacional?

É um tipo de diabetes que é desenvolvida na gravidez. E isso acontece quando os níveis de açúcar no sangue aumentam. Por isso é muito importante ter acompanhamento do seu médico desde início da gravidez, e a realização de exames periódicos.

Se a grávida for diagnosticada com esse tipo de diabetes, deve ter acompanhamento diferenciado até o fim de sua gestação e realizar exames regularmente. Sempre que o médico achar necessário.

Como descubro se estou com diabetes gestacional?

Se a grávida faz o acompanhamento do pré-natal, é realizado um exame quando a gestação estiver no primeiro mês de gravidez. É claro que nem todo médico acha necessário à realização desse exame, mais se a gestante tiver algum histórico familiar é certo que ele peça o exame.

O exame é feito em jejum, e é dada uma dose de glicose. Depois é feito um exame de sangue, e é checado em quanto tempo o açúcar desaparece do sangue.

As amostras de exames são diferentes nas horas que são colhidas. Geralmente são três resultados. O primeiro não deve ultrapassar 180 mg/dl. O segundo não pode ultrapassar 155 mg/dl e o terceiro não pode ultrapassar 140 mg/dl.

Como é o tratamento da diabetes gestacional?

Se você está grávida e descobriu que tem diabetes gestacional, não se desespere. O tratamento mais comum é feito com dieta que deve seguido à risca durante toda gravidez.

A realização de atividades físicas leves e liberada pelo médico são bem vindas. A caminhada é um ótimo exercício. Em casos que o nível de estão muito altos, é preciso fazer a aplicação de insulina. Mais as taxas de mulheres que precisam desse último tratamento são apenas de 20%.

Quais são os sintomas da diabetes gestacional?

Na verdade é difícil perceber a diabetes na gestação, somente com exames regular é que se pode descobrir a diabetes gestacional. Mais se a doença já está avançada é possível perceber. Entre os sintomas estão cansaço constante, boca seca e sede exagerada. Caso sinta esses sintomas, procure seu médico imediatamente.