Suplemento maltodextrina

O suplemento maltodextrina é um dos tipos de suplementos que tem sido bastante consumido pelas pessoas, principalmente para os praticantes de atividades físicas regulares ou aqueles que desejam alcançar ou manter o corpo em dia.

Ela é um carboidrato derivado do amido de milho, mas pode ser extraída também de outros alimentos como a mandioca. A maltodextrina é constituída por polímeros de glicose que se tornam facilmente absorvidos pelo organismo.

Como a maltodextrina é indicada para pessoas que praticam atividades físicas aeróbicas de alta intensidade e longa duração, deve ser consumida antes dos treinos para garantir que o corpo esteja com as quantidades de glicose adequadas para a o início das atividades, poupando assim as proteínas teciduais e principalmente evitando a hipoglicemia.

Ela ajuda na reposição do glicogênio muscular, evitando que as proteínas sejam usadas como fonte energética durante o treino. Além disso, ela contribui também para a recuperação muscular.

É importante destacar que para atletas e pessoas que praticam atividades aeróbicas regulares o consumo da maltodextrina é mais indicado do que o de outras fontes de carboidratos (macarrão ou arroz, por exemplo.) isso porque sua absorção é mais rápida e controlada e o consumo mais prático.

Benefícios do suplemento maltodextrina

O principal benefício desse suplemento é funcionar como um carboidrato de fácil absorção e com consumo gerador de energia para o corpo.

Pessoas que praticam esportes com futebol, tênis, corrida e atletas profissionais são os principais consumidores de maltodextrina.

Ela também atua na reparação dos músculos que sofrem micro lesões durante a pratica de exercícios, deixando-os melhor recuperados para que a pratica das atividades não seja interrompida.

Como consumir

O consumo para pessoas que praticam atividades aeróbicas deve ser antes ou durante a pratica. Pessoas que fazem musculação devem consumir a maltodextrina após o treino.

A maltodextrina pode ser encontrada em lojas especializadas em produtos naturais na forma de gel ou em pó. Caso esteja na versão em pó, ela deve ser diluída em água.

Já a quantidade a ser consumida irá variar de acordo com o peso corporal da pessoa, com a dieta que está sendo seguida e até mesmo com o momento da ingestão, entre outras questões.

Em geral a quantidade costuma variar entre uma a três colheres de sopa de maltodextrina diluídos em cerca de 250 ml de água.

Precauções de consumo

É fundamental destacar que apenas um nutricionista ou um médico é habilitado a indicar o uso do suplemento maltodextrina. Além disso, o acompanhamento regular também é indicado para saber como estão sendo os resultados obtidos e como o organismo está aceitando esse suplemento.

Portadores de diabetes normalmente devem evitar o consumo deste suplemento, pois por se tratar de um carboidrato de rápida absorção ele eleva rapidamente os níveis de glicose causando hiperglicemia.

O consumo excessivo de maltodextrina pode ser prejudicial à saúde, causando uma série de problemas de saúde, como elevação da glicemia e ganho de peso.

Procure manter uma alimentação balanceada enquanto se consome a maltodextrina. Em caso de dúvidas procure seu médico ou nutricionista para esclarece-las.