Saiba mais sobre o uso dos suplementos alimentares

Saiba mais sobre o uso dos suplementos alimentares. A maioria dos frequentadores das academias estão em busca do corpo ideal, com músculos bem definidos, baixos índices de gordura no organismo e aparência de corpo sarado. Isso é muito comum, principalmente entre os jovens e para isso eles tem feito uso dos suplementos alimentares para ajudar a alcançar o corpo dos sonhos.

Alguns suplementos prometem aumentar os músculos, aumentar a massa magra, outros mais energia e até mesmo acelerar o processo de queima de gordura. Mas é preciso saber até que ponto os resultados prometidos pelos suplementos são realmente verdadeiros e fazem bem ao organismo.

Mas o que são os suplementos alimentares?

Os suplementos são produtos que agem como um complemento da alimentação indicados para quem possui deficiência de algum nutriente.

Esses suplementos em geral são compostos de proteínas, carboidratos e aminoácidos, por isso é preciso atenção ao seu consumo sem acompanhamento.

É importante destacar que esses nutrientes encontrados nos suplementos muitas vezes podem ser adquiridos através de uma boa alimentação, com um cardápio especial elaborado por um bom nutricionista.

Mas então por que usar os suplementos?

Em geral os suplementos são indicados para atletas e pessoas que praticam atividades ou práticas esportivas de grande desempenho. Mesmo eles seguindo dieta e acompanhamento nutricional, o profissional indica o suplemento para que as taxas de nutrientes e vitaminas, por exemplo não apresentem queda implicando os rendimentos da pessoa nas suas atividades. É uma forma de controlar o organismo e seus nutrientes.

Daí a importância de se consultar antes de fazer uso de qualquer tipo de suplemento ou medicamento.

Suplementos e o ganho de músculos

Para conseguir mais músculos é inevitável pegar pesado na academia e comumente a ajuda de um profissional físico é requisitada para ajudar nesse objetivo.

Vale frisar que não existe nenhum tipo de milagre para ganhar mais músculos, portanto o uso de suplementos nesses casos não garante os resultados desejados, é preciso dedicação e muito treino.

Os suplementos que prometem aumento de músculos são aqueles a base de proteínas, mas se a pessoa segue uma dieta pré e pós treino ela já consegue esses nutrientes importantes para o aumentos de massa magra. Mas quando a pessoa não consegue seguir esse tipo de dieta ou adequar a alimentação, o nutricionista vai indicar o uso do suplemento adequado para cada caso.

A eficiência dos suplementos é conseguida somente através de acompanhamento.

Suplementos e o emagrecimento

De acordo com os nutricionistas o suplemento em capsulas ajuda a aumentar o metabolismo do corpo acelerando o processo de perda de peso, e somado a atividade física regular os resultados são melhores ainda.
Mas é importante ressaltar que, cada pessoa funciona diferente, ou seja, algumas podem perder peso rapidamente outras não. Além disso, deve-se incluir variáveis como carga de peso nos exercícios e alimentação.

Já os suplementos que prometem o ganho de energia devem ser utilizados apenas com prescrição médica. Nunca compre ou faça uso por conta própria ou recomendação de outras pessoas.
Esses produtos são indicados para pessoas que apresentam baixa ingestão de carboidratos e o suplemento acaba sendo a melhor alternativa para esse problema. Em geral são a base de vitamina C e vitaminas do complexo B.

Nunca faça uso sem indicação médica, pois esses suplementos podem atacar órgãos como fígado e rins devido à alta carga de proteínas que eles contem, então acabam sobrecarregando o organismo.

Procure seu médico e converse sobre o uso de suplementos na sua dieta.